A demora para atendimento da população, a estrutura precária nos ambientes e a falta de médicos foram os pontos destacados pelo parlamentar
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (04/05), o vereador Zé Dambrós lamentou a situação do setor de saúde pública em Caxias do Sul. O parlamentar destacou a demora no atendimento da população, a estrutura precária nos espaços destinados ao atendimento e a falta de médicos como as principais dificuldades enfrentadas.
O legislador discorreu ainda sobre a contratação dos profissionais por parte do município. Dambrós comunicou que há vaga destinada a médicos para a estratégia em saúde da família nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com carga horária de 40 horas e salário de R$ 18 mil. Entretanto, o vereador se preocupou porque não existe candidatos para as vagas disponíveis em nove cargos. Informou que a carga horária destinada ao cargo é maior para que, assim, o profissional possa criar vínculos com a comunidade.
O vereador informou que, na UBS do bairro Centenário, ontem (03/05), as pessoas que esperavam foram obrigadas a aguardar na chuva pelo atendimento. De acordo com ele, a situação ocorreu devido à ausência da médica que atende no local.
O legislador apontou que existem muitas unidades em Caxias com estrutura prejudicada e espaços que são afetados pela chuva. “Eu sugiro que exista um contrato, da Secretaria da Saúde com os funcionários da Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul). Lá tem pedreiro e carpinteiro. Será que a Secretária da Habitação não pode fornecer os materiais? (para conserto das UBSs)”, questionou o parlamentar.
Texto: Imprensa Câmara Caxias
Foto: Manuelli Boschetti