O socialista explanou sobre ações desenvolvidas no período em que esteve à frente da secretaria municipal do setor
O vereador Wagner Petrini/PSB voltou a ocupar a sua vaga no Parlamento caxiense, na sessão ordinária da manhã desta terça-feira (23/04). Trouxe à tribuna vários programas desenvolvidos pela Secretaria da Habitação, no período em que dirigiu a pasta, entre o final de fevereiro de 2023 e o início de abril deste ano. Petrini divulgou o Programa Habita Caxias, que beneficiará e atenderá mais de 1.000 famílias no município.
Segundo dados do parlamentar, foram entregues 230 kits casas, que consistem em um kit completo para a construção de uma casa de madeira. Serão construídas 227 casas de alvenaria, em terrenos individuais, no loteamento Campos da Serra, onde a empresa licitada já está contratada por um valor de R$ 27 milhões, e as obras iniciarão em breve. A iniciativa resulta de parceria com o governo estadual.
O parlamentar também pontuou os 440 novos apartamentos que estão sendo construídos no Loteamento San Genaro, por intermédio do Programa Minha Casa Minha Vida. Outra medida citada pelo vereador foi a compra de mais de 100 lotes urbanizados, para atender à demanda de remoção, interdição, reintegração e auxílio-moradia, com o objetivo de assentar 280 famílias.
Petrini salientou que, durante o período que esteve à frente da pasta da Habitação, liderou uma campanha para a regularização da inadimplência do Fundo da Casa Popular (FUNCAP), que incentivou a regularização de parcelas em atraso. Destacou que o valor resultante impulsionou os projetos em andamento.
Outro ponto ressaltado pelo parlamentar foi a relevância do Banco de Materiais de Construção, projeto que foi idealizado pelo vereador Zé Dambrós/PSB e que, segundo Petrini, é essencial para solucionar pequenas demandas da comunidade, diariamente. O socialista fez um apelo para a comunidade empresarial do ramo da construção civil, para que doe qualquer tipo de sobras de material das obras. Mencionou que o referido banco tem recursos para buscar os itens.
Enquanto ocupou a tribuna, o parlamentar manteve, em sua frente, uma réplica de uma casa e de um troféu. Ele explicou que a casa foi presente dos servidores da Secretaria da Habitação, pelo trabalho realizado por ele, com trabalho e união com os funcionários. O troféu, que faz parte de seu acervo pessoal, representa a vitória para Caxias, a qual, depois de 20 anos, retoma os eventos automotivos, com o apoio da Prefeitura Municipal. Petrini festejou a aquisição da área de 62 hectares, em Vila Seca, que comportará o Parque Rural e o Centro Esportivo Automotor, com projeto aprovado por votação no Legislativo.
Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul