Parlamentar apontou a necessidade do aumento da arrecadação do Fundo Municipal do Idoso
Na sessão ordinária da última quinta feira (04/04), o vereador Zé Dambrós ocupou o espaço do Grande Expediente para reforçar o pedido para que os caxienses destinem parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal do Idoso. Ele destacou que a assistência ao idoso é um dos grandes problemas sociais enfrentados pela administração municipal e cobrou maior mobilização da imprensa para a divulgação e conscientização dos caxienses, que, segundo o parlamentar, desconhecem a finalidade desta destinação.
Dambrós pontuou que a Fundação de Assistência Social (FAS), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), já possui o mapeamento do número de idosos que necessitam de cuidados e explicou sobre o projeto-piloto de cuidado subsidiado. Conforme explicou o vereador, a iniciativa consiste no pagamento de bolsa-auxílio ao familiar que se dedica aos cuidados com a pessoa idosa dentro da própria casa. Isso possibilita que o idoso continue no convívio com os familiares, gerando qualidade de vida e contribuindo para a manutenção das vagas nas casas de repouso da cidade. O valor destinado ao custeio do subsídio vem do Fundo Municipal do Idoso, que atualmente conta com R$ 2 milhões destinados ao projeto, que atenderá inicialmente 30 famílias.
O vereador também pontuou a falta de vagas nas entidades da cidade, citando o exemplo do Lar da Velhice São Francisco de Assis, que possui uma fila de espera de 70 pessoas; e do Recanto da Compaixão Frei Salvador, que iniciou as atividades no último mês e logo atenderá 125 pessoas, mas já está com 130 inscritos. No pronunciamento, o socialista informou que o município paga, mensalmente, em media, R$ 4.400,00 por cada uma das 80 vagas para idosos que compra no setor privado e que, com o auxílio financeiro proposto pelo projeto de cuidado subsidiado, será possível diminuir consideravelmente este valor.
Dambrós ainda criticou o excesso de burocracia para a liberação do montante para que assim se dê o início do projeto: “O cuidado subsidiado é o maior projeto de todos os tempos mas têm que ser colocado em prática, senão de nada adianta, pois nossa cidade apresenta uma grande deficiência neste segmento”, avaliou o parlamentar.
O vereador finalizou reiterando a importância do Banco de Materiais de Construção para auxílio de famílias em vulnerabilidade na cidade e ressaltou também a notoriedade da divulgação de trabalhos como este para a conscientização da população.
Fonte: Imprensa Câmara Caxias