Abertura será gradativa e inicia na próxima semana
Está assinado o contrato do Município com o Hospital Geral (HG), que garante a abertura de 70 novos leitos, distribuídos entre o prédio novo e a estrutura atual. Um ato nesta segunda-feira (14/08), no salão nobre da Prefeitura, demarcou a assinatura do documento, com validade de 60 meses. A confirmação dos novos leitos é fruto do esforço conjunto entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, HG e Estado, o que possibilitou o repasse, pelo Governo Federal, de R$ 53 milhões anuais para o custeio dos novos leitos. O valor foi confirmado no final de junho, após comitiva de Caxias com presença do prefeito Adiló Didomenico, e o presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós, reforçarem o pleito em Brasília.
A abertura será gradativa e iniciará a partir do dia 22 de agosto, conforme cronograma definido pelo hospital.
Os primeiros leitos a entrarem em operação serão os 15 de internação a serem reativados no prédio atual do HG, na quarta semana de agosto. Isso ocorrerá porque a UTI adulto será transferida para o prédio novo. Já na última semana de agosto entram em operação 12 novos leitos de internação, também no prédio atual, graças à transferência da UTI pediátrica para o prédio novo. Na sequência, na segunda semana de setembro serão abertos mais 27 leitos de internação no prédio novo. A última etapa está projetada para a quarta semana de setembro, quando inauguram 10 leitos de UTI neonatal e seis de internação na estrutura atual.
Caxias do Sul repassa, com recursos próprios, R$ 1,4 milhão mensais ao Hospital Geral.
“Isso mostra que a nossa visita ao Ministério da Saúde em Brasília deu resultado! Toda a mobilização em torno da abertura dos novos leitos do HG foi muito importante. É uma conquista para Caxias, uma conquista para a Serra Gaúcha, uma conquista para o SUS”, destacou Zé Dambrós.