Nesta semana prefeito sancionou duas leis permitindo a compra dos lotes urbanizados e a doação de área no loteamento San Gennaro
O programa Habita Caxias, da secretaria municipal da Habitação, teve importantes avanços nesta quarta-feira (21/12) para encerrar o ano concretizando a viabilização dos quatro eixos do trabalho que busca a redução do déficit habitacional da cidade. O prefeito Adiló Didomenico sancionou, no mesmo ato, as leis 9.048 e 9.065. A primeira viabiliza a compra de lotes urbanizados para atender a demanda de realocação de famílias originárias de áreas interditadas, de remoção e reintegração. A outra autoriza a doação do terreno do loteamento San Gennaro para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para a construção das unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.
O secretário da Habitação, Wagner Petrini, fez questão de agradecer aos servidores da pasta, qualificados e esforçados, em suas palavras, aos colegas de outras secretarias, como Gestão e Finanças e Seplan, pela colaboração para que o município tivesse uma resposta rápida no encaminhamento das etapas iniciais do vértices do Habita Caxias (lançado em agosto deste ano). “Se não fosse nosso esforço e o prefeito bancar, não havia saído as viabilidades dos quatro nossos projetos”, argumentou.
Petrini mostrou gosto de contar também outras duas novidades da semana relacionadas ao programa: “Ontem, o Governo do Estado depositou quase R$ 5 milhões do programa A Casa É Sua, já está na nossa conta (a quantia representa 25% dos R$ 18.480 milhões que a administração gaúcha investirá na construção de 227 unidades habitacionais)’, disse. E prosseguiu o secretário: “Quanto aos terrenos urbanizados, que eram 120 lotes, a princípio, em uma força-tarefa feita por várias pessoas, a Câmara de Vereadores votou pela aquisição de 140 lotes. Então, são 20 lotes a mais, ou 40 famílias a mais beneficiadas”.
O prefeito Adiló Didomenico também salientou o empenho dos funcionários da secretaria da Habitação para buscar e cumprir os requisitos para os programas que devem beneficiar cerca de mil famílias de Caxias do Sul. “Nós somos o município que, este ano, tirou o primeiro lugar em investimento na qualificação de servidores por categoria e no geral no Estado. E o resultado está aqui”, disse o chefe do executivo. E falou também: “Nós fomos contemplados no programa Minha Casa, Minha Vida? Sim. Obrigado ao Governo Federal pelo esforço que está fazendo. Mas só fomos contemplados porque teve gente que deixou o projeto pronto. As casas do Governo do Estado, temos que agradecer pela parceria. Foi o maior projeto aprovado entre os municípios. Mas só foi porque tinha projeto pronto, tinha área destinada. Então, isso tem que ser levado em conta”. O prefeito finalizou, antes de assinar as novas leis, sublinhando que quem ganha é a comunidade.