Petrini se reelegeu com um aumento de 78% dos votos em relação ao pleito de 2020.
No caminho até seu comitê de campanha, montado em um contêiner de frente para a principal avenida do bairro Desvio Rizzo, eram comuns as buzinas dos carros e os cumprimentos da comunidade ao vereador reeleito Wagner Petrini (PSB), o Muleke. Em 2024, Petrini obteve 3.056 votos, tornando-se o 14º vereador mais votado. Em 2020, quando se elegeu pela primeira vez como vereador titular na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Petrini fez 1.714 votos. Em relação ao pleito anterior, o aumento dos votos corresponde a 78%.
— Isso significa que a gente vem trabalhando cada vez mais. Eu sou um cara simples, comunitário, do bairro. Ter sido secretário da Habitação também me ajudou. Porque eu dividi o meu mandato entre o social e o desenvolvimento urbano. No social, eu trabalhei muito a habitação, como o projeto Habita Caxias. E o desenvolvimento urbano, as questões do automobilismo, com o intuito de gerar emprego e renda para o município — destaca Petrini.
O envolvimento de Petrini com a política já conta 16 anos. Começou de forma indireta em 2008, ajudando na campanha do pai de uma amiga, então candidato ao Legislativo. Em seguida, foi convidado por Gladis Frizzo para compor chapa para concorrer à Associação dos Moradores do Desvio Rizzo (Amob), onde foram eleitos, Gladis como presidente e Petrini como vice. Foi também Gladis a responsável por apresentar Petrini à política partidária. Na época, ela era filiada ao PSB e o introduziu à convivência do partido. Após trabalhar internamente, candidatou-se em 2012 pela primeira vez, quando fez 1.005 votos.
Quatro anos depois, Petrini concorreu novamente. Não se elegeu, mas ficou na primeira suplência do partido. Acabou assumindo a vaga na Câmara em duas ocasiões: por seis meses em 2018, quando o titular Elói Frizzo (PSB) foi trabalhar no governo de José Ivo Sartori (MDB) no Estado, e em 2020, por quase um ano, quando Frizzo foi para a vice-prefeitura de Caxias.
Automobilismo e habitação como bandeiras
Na primeira eleição de Petrini, em 2020, teve como base um eleitorado jovem e, especialmente, entusiastas do automobilismo, principal bandeira que defende. Ele também é promotor de eventos, especialmente de encontros automotivos. Garante que a construção do Parque Automotivo, em Vila Seca, é uma das grandes vitórias do seu primeiro mandato.
— Fazia 20 anos que não tinha uma prova de arrancada. O pessoal que gosta do automobilismo, tanto mecânicos, preparadores e pilotos, tinham que sair daqui e ir a Guaporé ou a Nova Santa Rita. Depois, fizemos a prova de arrancada na Perimetral (Norte), que teve muita resistência, mas depois o pessoal viu que deu certo e hoje já fizemos sete provas em Caxias. Eu apanhei muito na Câmara de Vereadores e nas redes sociais. Hoje, conseguimos virar a chave e mostrar que gera emprego, renda e atrai o turismo — frisa o vereador.
Conforme Petrini, a área adquirida pela prefeitura (em Vila Seca) é de 62 hectares. Com a licença prévia, já foram feitos o acesso da área, o desenho da pista, a topografia e a ligação da rede de água. A prefeitura agora aguarda a licença ambiental. A pista, com cerca de 600 metros, comportará eventos em nível nacional, segundo Petrini.
Outra marca dos primeiros quatro anos foi em relação à habitação. No final de fevereiro de 2023, Petrini se licenciou da vereança para atuar como secretário municipal da Habitação, cargo que exerceu até abril de 2024. Na mesma pasta, também foi diretor-geral.
— Eu dou um destaque importante para o programa Habita Caxias, que contemplou e vai contemplar, no final dele, em torno de 1.046 famílias. E tudo já saiu do papel, não é conversa fiada — comenta.
Orgulho do apelido
Wagner Petrini relata que o apelido de Muleke foi dado pelo seu pai, logo que ele nasceu. Já com três filhas, seu Valdir sonhava em ter um filho homem.
— Eu tenho muito orgulho e honro muito esse apelido. Quando eu nasci, a enfermeira me pegou no colo e disse “É um molequinho!” — afirma.
O apelido pegou rápido entre a família e amigos, no bairro e na escola. No entanto, na eleição de 2024, evitou utilizá-lo, justamente para não permitir qualquer associação pejorativa do termo com sua atuação parlamentar.
Principais propostas
Automobilismo
“Darei segmento na pista automotiva. Já há emendas federais, e nós iremos a Brasília levar o projeto. Vamos fazer o que precisar para construir esse centro automotivo, que inclui a pista automotiva, que contribuirá para o desenvolvimento urbano, para atrair turismo, gerar emprego, renda e lazer, além de dar opção aos nossos jovens que gostam desse tipo de atividade para ficarem aqui no município. Além disso, fomentar a mecânica, o setor de autopeças e de acessórios, fortalecendo o setor do automobilismo.”
Habitação
“Hoje, eu presido a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (da Câmara). Quero continuar fortalecendo o setor da habitação, dar segmento ao Habita Caxias, buscar mais recursos, conseguir mais unidades, ajudar as pessoas, principalmente nas comunidades que mais precisam, na reforma paliativa das suas casas. A questão da habitação é dar dignidade para as pessoas.”
Comunidade
“Foi uma conquista muito grande esse novo semáforo da entrada do bairro Desvio Rizzo. Essa avenida foi uma demanda antiga da comunidade. E agora, depois de muitos anos, o prefeito conseguiu investir, junto com o Estado, o equivalente a R$ 40 milhões e, depois de pronta, será um ganho para a comunidade. Quero trabalhar nas questões de infraestrutura e áreas de lazer no Rizzo.”
Quem é
Perfil: 38 anos. Natural de Caxias do Sul, sempre morou no bairro Desvio Rizzo. É formado em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera. Também é promotor de eventos.
Trajetória: foi vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Desvio Rizzo (2010-2011). Candidatou-se a vereador em 2012 e 2016, e nessa última, ficou na primeira suplência do PSB, com 1.700 votos. Foi assessor da Coordenadoria da Juventude na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (2013-2016); presidiu as juventudes partidárias estadual (2015-2016) e municipal (2013-2014) do PSB. De junho a dezembro de 2018, tomou posse como vereador, permanecendo na função durante licença do então parlamentar Elói Frizzo (PSB). Também assumiu vaga após Frizzo ser empossado vice-prefeito de Caxias, em 2020. Nas eleições do mesmo ano, elegeu-se com 1.714 votos. Se reelegeu em 2024, com 3.056 votos. Também concorreu a deputado federal nas eleições de 2018 e 2022.
Referência política: João Campos, prefeito reeleito de Recife (PE) com 78% dos votos.
Pessoal: É filho do Valdir José Petrini e Ana de Fátima Petrini. Tem três irmãs e um irmão. É casado com Josiele Varela, com quem tem a filha, Isis, de quatro anos, e o filho Gustavo, de três. Nas horas vagas, gosta de se exercitar na academia, de estar com amigos, jogar futebol e baralho.