Matéria publica na Coluna Mirante, no Jornal Pioneiro desta terça-feira (08)
A fase é de muitas costuras e sinalizações no cenário político, apontando para o ambiente pré-eleitoral em curso desde já e suas articulações – ou a falta delas. Cada ato, cada presença ou ausência, transmitem um recado e são carregados de significado político. Assim é o universo da política. O ex-vice-presidente e senado pelo RS Hamilton Mourão (Republicanos) participou ontem da RA CIC, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
Mourão é um expoente da direita, foi vice do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua visita a Caxias do Sul levou à CIC o presidente do partido do senador em Caxias, vereador Elisandro Fiuza, o presidente da Câmara, Zé Dambrós (PSB) – na foto, ambos com Mourão -, e a chefe de gabinete da prefeitura, Grégora Fortuna dos Passos, representando o governo municipal. A representação política foi reduzida.
Recado à esquerda
No debate com a ex-vice-prefeita Marisa Formolo, autora do livro Por que somos poucas, dentro da programação Agosto Lilás, a foto ao lado foi um recado à esquerda – Reúne Elói Frizzo (PSB) e o vereador e presidente do PDT, Rafael Bueno (PDT), com as principais lideranças petistas da cidade: a deputada federal Denise Pessoa, Marisa, o deputado estadual Pepe Vargas, a banvada do PT na Câmara e a ex-vereadora Ana Corso.
As movimentações no cenário político caxiense são intensas.