CDUTH promoveu reunião pública para debater o assunto na tarde da última quinta-feira (29), tendo a criação a criação de uma Coordenadoria como o principal encaminhamento
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo caxiense realizou, na tarde desta quinta-feira (29/06), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião para tratar da zeladoria pública, apontando cuidados e necessidades de serviços de manutenção nos espaços públicos, tais como: pequenas reformas, podas em árvores, coleta de lixo, capina e a retirada da fiação em desuso dos postes.
O vereador Gilfredo de Camillis/PSB, presidente da CDUTH, apresentou problemas de zeladoria que envolvem diversos bairros da cidade, como o não recolhimento de detritos em vias públicas, falta de placas de sinalização em parques e praças, fios de luz soltos em postes, entre diversas outras necessidades. Segundo Camillis, esses pequenos serviços de zeladoria acabam envolvendo diversas secretarias municipais, causando demora em atendimentos de manutenção.
A reunião contou com forte presença do Executivo. Participaram a Chefe de Gabinete, Grégora dos Passos, o Secretário de Meio Ambiente, João Uez, a diretora-presidente da CODECA, Maria de Lourdes, o Secretário de Urbanismo, Giovani Fontana e o Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring.
Foi consenso entre os presentes que Caxias do Sul enfrenta sérios problemas de zeladoria. Os Secretários mostraram que a prefeitura tem preocupação em resolver e que está empenhada, sobretudo a partir do Luz, Cor e Flror, e talvez uma maior efetivação disso não é realizada devido a deficiências orçamentárias.
Um dos pontos altos do encontro foi o encaminhamento trazido e concordado, para que a prefeitura se trate do assunto através de uma Coordenadoria Municipal de Zeladoria, nos moldes da Secretaria de Serviços Públicos Urbanos, que funcionou no município até 2008.
Camillis finalizou o encontro agradecendo a presença dos representantes das diversas secretarias, entidades, prestadoras de serviços, demonstrando a necessidade de reuniões públicas como essa para manter as relações entre as secretarias em dia e prestar contas à população do que vem acontecendo no município.