Solenidade aconteceu na sexta-feira (8) na sede da companhia, no bairro Santa Lúcia
A solenidade em comemoração ao vigésimo quinto aniversário do Ceasa Serra-Adcointer foi marcada pela presença do PSB. O Deputado Estadual Elton Weber e o vereador Gilfredo De Camillis prestigiaram o evento realizado na sede da companhia, localizada no bairro Santa Lúcia, na sexta-feira (8).
“Este foi um momento de celebrar e reencontrar velhos amigos”, destacou o Deputado Estadual Elton Weber, um agricultor e ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS.
Na quinta-feira (07), a Câmara Municipal havia concedido uma homenagem ao diretor-presidente do consórcio, Rudimar Menegotto, reconhecendo a data marcante. A homenagem, proposta pelo vereador Camillis, ressaltou o papel fundamental da companhia na garantia da segurança alimentar em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, a central continua a acompanhar as transformações no agronegócio, sempre modernizando sua estrutura.
Sobre a Ceasa Serra-Adcointer
A história da companhia começa em meados de 1998, quando 11 municípios aceitaram o desafio de formatar uma experiência pioneira na região. Integram o consórcio Adcointer Ceasa/Serra: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Protásio Alves e São Marcos.
Inicialmente, os empreendedores buscavam maior valorização da produção de hortigranjeiros, com o foco no incremento da comercialização de produtos colhidos em pequenas e médias propriedades. O texto reforça que, acima de tudo, buscavam promover o ser humano, projetando homens e mulheres da cadeia produtiva agrícola e viabilizando formas de mantê-los no meio rural com qualidade de vida.
A companhia realiza diversas práticas ambientalmente corretas, como a logística reversa e dá destinação adequada aos rejeitos. Os vereadores informam que os resíduos seletivos são encaminhados para a reciclagem e reaproveitados sob forma de novos produtos. Os recipientes plásticos são lavados e reutilizados ou devolvidos aos fornecedores.
Os vegetais não aproveitados seguem para compostagem e elaboração de fertilizantes, retornando ao processo produtivo, ou seja, voltam ao solo. Além disso, desde 2016, a Ceasa Serra deixou de enviar lixo orgânico para o aterro Sanitário Rincão das Flores.
A solidariedade também é uma prática comum da organização, pois produtos não comercializados e em boas condições de consumo são doados ao Recanto Solidário. A equipe do Banco de Alimentos de Caxias do Sul, que funciona na mesma área da Ceasa Serra, encaminha as doações a dezenas de entidades, promovendo a segurança alimentar de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. O volume de alimentos aproveitados chega atualmente a mais de 10 toneladas por mês.
Na foto, Elton e Camillis, posam ao lado do diretor presidente do consórcio responsável por administrar o Ceasa-Serra, Rudimar Menegotto, da coordenadora regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Lucimar Rodrigues e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Bernadete Boniatti Onsi.