A manifestação ocorreu no espaço do Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira
O vereador Gilfredo De Camillis/ utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (28/11) para fazer uma prestação de contas de seu mandato em 2023. Conforme o parlamentar, a luta é continuar comprometido com as pautas de esporte, acessibilidade e zeladoria para uma cidade melhor para toda a população caxiense.
O parlamentar destacou que no primeiro ano de seu mandato trabalhou para trazer o evento Trilhas e Montanhas para o município. De acordo com ele, a iniciativa fomentou o turismo e favoreceu o crescimento da economia local. Camillis recordou que a primeira edição foi realizada em Vila Seca e a próxima será em 17 de fevereiro de 2024, na Terceira Légua, durante a edição da Festa Nacional da Uva. Camillis também informou que foi autor da Lei que reformula o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (FUNDEL).
Feliz pelo realizado até aqui, o vereador enfatizou que um dos temas recorrentes de suas manifestações na tribuna foi e sempre será a zeladoria. Informou que neste ano protocolou mais de 475 indicações, entre elas, a solicitação de melhorias em ruas, praças, parques, sinalização, iluminação e higienização de postes com a retirada de fios. Disse que realizou uma reunião pública na Câmara Municipal para discussão dos temas e encaminhou para o prefeito, Adiló Didomenico/PSDB, uma sugestão para a criação de uma coordenadoria de zeladoria para solucionar problemas nas calçadas, fios elétricos, reparos na sinalização, limpeza de placas e jardins.
Camillis contou que no início do ano trabalhou em uma vistoria na Rota do Sol e desenvolveu um relatório com todas as demandas e entregou ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao diretor da Diretoria de Administração e Finanças (DAER-RS), Ernesto Eichler, e ao prefeito da cidade. No mesmo sentido, o parlamentar fez uma vistoria na estrada municipal do Imigrante, fazendo um levantamento de todas as reformas necessárias e entregando para a administração da cidade.
Ainda na tribuna, o legislador destacou que teve Projetos de Lei aprovados que garantiram leis de proteção e auxílio às pessoas com deficiências e a criação da Comissão de Acessibilidade, Inclusão Social e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara Municipal. Pensando neste grupo, disse o vereador, que também protocolou uma emenda para o aumento dos percentuais dos entendimentos habitacionais, de acordo com ele, 5% serão para idosos e 5% para pessoas com deficiências. Ainda neste ano, Camillis lembrou que encaminhou um Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade preferencial a atendimentos para com pessoas que sofrem de fibromialgia.
Finalizou sua manifestação convidando os colegas e a população para prestigiar a Exposição de Agroindústria Familiar, no térreo da prefeitura, a partir do dia 30 de novembro. Informou que no dia 22 de novembro, na última quarta-feira, o prefeito Adiló sancionou mais uma Lei de autoria do parlamentar, que inclui no calendário do município o dia 13 de dezembro em comemoração a Santa Lúcia.
Fonte: Imprensa Câmara Caxias
Foto: Tales Armiliato