A proposta, de autoria do vereador licenciado Wagner Petrini, sugere a comemoração em 23 de abril
Caxias do Sul poderá ter um dia específico para celebrar Ogum, caso o projeto de lei 156/2022 for sancionado pelo Executivo municipal. Na sessão ordinária desta quinta-feira (04/05), o texto, que é de autoria do vereador licenciado Wagner Petrini, passou em segunda discussão e seguirá, agora, para sanção do prefeito Adiló Didomenico. A intenção do PL é instituir o Dia de Ogum no Município de Caxias do Sul anualmente em 23 de abril.
Na exposição de motivos, o autor destaca que Caxias do Sul é uma cidade alicerçada na cultura dos italianos que chegaram à cidade no século XIX, trazendo crenças, tradições, usos, costumes e religiosidade com foco no catolicismo. Com o passar do tempo, entretanto, imigrantes de outras culturas foram chegando, também dando a conhecer suas diferentes práticas religiosas, ressalta o documento.
Como exemplo, o autor cita São Jorge como Santo Guerreiro da Igreja Católica, que é padroeiro em diferentes partes do mundo, não somente no catolicismo. “Nas religiões Afro-Brasileiras, São Jorge recebe o nome de Ogum, o Orixá Guerreiro que defende quem busca sua ajuda; é o dono do ferro e do metal. O culto a Ogum é uma prática extremamente consolidada em Caxias do Sul, que conta até mesmo com um monumento dedicado ao Orixá. Anualmente, no mês de abril, adeptos de religiões Afro-Brasileiras realizam uma procissão em homenagem à divindade, considerado o padroeiro de nossa cidade. A caminhada culmina em um ato em frente à escultura, localizada na Avenida Perimetral Bruno Segalla”, relata Petrini, argumentando que a data mais propícia para a homenagem é 23 de abril, dia do falecimento de São Jorge.