Presidente do Legislativo explicou ao grupo como funciona a iniciativa desenvolvida em Caxias do Sul
O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB recebeu no início da tarde desta quarta-feira (08/03), uma comitiva de servidores da prefeitura municipal de Osório, município localizado no litoral norte gaúcho. O parlamentar esteve acompanhado do secretário municipal da Habitação (SMH) de Caxias do Sul, Wagner Petrini. Vereador e secretário recepcionaram o secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Osório, Jaison Silva, o engenheiro da pasta municipal, Augusto Messagi, a assistente social, Cristiane Sperb Aires e os integrantes do setor administrativo da secretaria, Jairo Lopes da Costa e Emerson Marins Soares.
Defensor do Banco Social de Materiais de Construção desde sua entrega à comunidade pela prefeitura, o presidente da Câmara Municipal apresentou a iniciativa caxiense à comitiva e defendeu a iniciativa como responsável em trazer dignidade à população mais humilde sem recursos para construir a sua moradia.
“O Banco já é uma realidade e conta com muitas doações de empresas da cidade. A comunidade também faz a sua parte doando materiais ou sobras de construção para famílias carentes que precisam de ajuda. O município de Osório conheceu nossa realidade para copiar na terra deles. Veja que já somos um exemplo para outras realidades. Isso é fantástico”, completou Dambrós.
Para o secretário municipal da Habitação (SMH) de Caxias do Sul, Wagner Petrini, o Banco Social de Materiais de Construção já apresenta inúmeros resultados em benefício dos caxienses. A ideia é avançar com a iniciativa para que mais famílias sejam contempladas.
“O que falamos para a comitiva de Osório e o secretário Jaison foi que a ideia, que surgiu com o vereador Dambrós, se tornou uma realidade porque a comunidade adotou a iniciativa. Nós vamos seguir apoiando essa ideia, aprimorando os processos para tornar o Banco ainda maior” definiu Petrini.
O secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Osório, Jaison Silva, agradeceu pela receptividade de Dambrós e Petrini. Disse que a intenção é instalar na cidade de Osório o Banco Social de Materiais de Construção.
“Uma ideia que precisa ser copiada. Por isso estamos aqui em Caxias do Sul. Vamos conhecer também o Banco de Alimentos. Saímos daqui convencidos que o Banco Social de Materiais, sem dúvida, pode ser uma realidade em Osório. Vamos lutar para isso”, finalizou Silva.
Também acompanhou o presidente da Câmara Municipal e o Secretário da Habitação, o diretor-geral da Câmara Municipal, Rodrigo Weber. O Banco Social de Materiais de Construção está localizando junto ao complexo da Maesa.
Doações
Empresas ou pessoas físicas interessadas em colaborar com doações – ou que simplesmente desejam se ver livres daquela sobra de itens de obra que hoje só ocupa espaço no depósito ou na garagem – devem entrar em contato com a secretaria municipal da Habitação (SMH) pelo telefone 3218. 6119. A própria secretaria se encarrega de fazer o recolhimento do material, desde que em boas condições de uso, sem nenhum custo adicional para o doador.
Já quem precisa do auxílio do Banco Social de Materiais para iniciar ou terminar uma obra deve procurar também a SMH pelo telefone 3218.6119 – ou a Fundação de Assistência Social (FAS) – para realizar um cadastro de vulnerabilidade econômica e social. É a partir da análise destas informações que os órgãos do Município conseguem estabelecer a ordem de urgência e capacidade de atendimento de cada caso. Da mesma forma, a equipe da SMH realiza a entrega dos materiais às famílias beneficiadas, totalmente de graça.