A proposta é de autoria do vereador Gilfredo De Camillis e foi aprovada por unanimidade
Na manhã desta terça-feira (25/10), durante a sessão ordinária, o vereador Gilfredo De Camillis defendeu o requerimento 54/22 que propõe a instalação da Comissão Especial de Acessibilidade e Inclusão Social na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares caxienses.
No documento, o autor destaca que as pautas a serem levantadas pelo grupo parlamentar precisam ser debatidas. O socialista considera oportuno que toda a comunidade entenda quais são os problemas enfrentados diariamente por pessoas que possuem alguma deficiência, para que se encontre possíveis soluções.
“Devemos entender a inclusão social como o ato de incluir na sociedade categoria de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com deficiência, homossexuais e LGBTQIA+, bem como aquelas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores em situação de rua e pessoas com baixa renda”, destaca o autor.
A matéria lembra ainda que a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal de 1988 reforçam a necessidade de se falar sobre inclusão e prezam pela preservação dos direitos das pessoas, sem exceção. Apesar disso, mas sem detalhar números, o texto afirma que atualmente o mundo vive altos índices de exclusão social e alta taxa de criminalidade e alarmantes índices de pobreza.
A matéria enfatiza que medidas de inclusão social visam integrar grupos vulneráveis à sociedade, garantindo os seus direitos. Por isso, incentiva a criação do grupo, que deve durar até 31 de dezembro de 2024.