De acordo com o parlamentar este ano teve um acréscimo de mais de 1.000 matrículas na rede pública de ensino
Na sessão ordinária desta terça-feira (01/06) o vereador Wagner Petrini utilizou seu espaço no Grande Expediente para falar sobre temas que debatidos nestas últimas semanas pela Comissão de Educação, a qual ele é presidente. O deficit de vagas na educação infantil, transporte escolar e reformas nas escolas municipais foram algumas dos assuntos abordadas pelo vereador.
O socialista divulgou números referentes às matrículas em creches municipais. Em 2021, as escolas tiveram 3.053 matriculas. Já em 2022, houve aumento de mais de 1.000 matriculas, sendo 4.070 crianças. Os dados deste ano são referentes até o dia 20 de maio. “O município não estava preparado para receber essa alta demanda de novos alunos nas escolas municipais, mas viemos fazendo o possível para beneficiar a todos”, afirmou.
No transporte escolar, são favorecidos 6.155 estudantes, de acordo com os dados coletados até 30 de maio. Em 2021, eram apenas 5.390. O vereador parabenizou a distribuição de materiais escolares e uniformes para o inverno aos alunos da rede municipal de ensino.
Na oportunidade, aproveitou para tratar das reclamações dos usuários de transporte público de Caxias do Sul. De acordo com Petrini, no início deste ano, foi aprovado o subsídio de R$ 3 milhões para a Viação Santa Tereza (Visate), objetivando aumentar as linhas em horários de pico e diminuir o custo da passagem. Ainda conforme o parlamentar, não está sendo repassado o valor combinado pelo Executivo.
Petrini informou, ainda, sobre duas audiências que estão sendo organizadas pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL), presidida por ele. Uma será no dia 13 de junho, às 14h. Além disso, a Frente Parlamentar Pró-Centro Esportivo Automotor em Caxias do Sul, também sob a presidência de Petrini, fará audiência em 15 de junho, às 19h.
Foto: Bianca Prezzi
Com textos de: Ana Paula Rech – Imprensa Câmara Caxias